SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários
  4. /
  5. Fiscais do IMA participam de operação de resgate de 92 pássaros silvestres em Bom Despacho
quinta-feira, 03/10/24 11:00

Fiscais do IMA participam de operação de resgate de 92 pássaros silvestres em Bom Despacho

Fiscais do IMA participam de operação de resgate de 92 pássaros silvestres em Bom Despacho
Foto: Divulgação/PMMA
Por Filipe Diniz

Animais sofreram maus-tratos ao serem transportados irregularmente em um porta-malas de carro de passeio

Durante fiscalização realizada no km 474 da BR 262, em Bom Despacho/MG, na última sexta-feira (27/09), fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) participaram de operação policial, a qual resgatou 92 pássaros silvestres. Eles estavam sendo transportados irregularmente em um porta-malas de um carro de passeio. 

A ação foi executada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que ao abordar o veículo e se deparar com um possível tráfico de animais silvestres, acionou a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais (PMMA) que, de imediato, solicitou apoio ao IMA.

No automóvel havia 51 filhotes de araras, 22 canários-da-terra, 15 pássaros-pretos, duas maritacas “Cabeça-de-Coco” e dois filhotes de coruja, supostamente vindo do estado de Goiás, conforme relatado pelo motorista, que não mencionou o destino da viagem. Ele e o passageiro foram detidos por crime ambiental.

Segundo a fiscal agropecuária e médica-veterinária, Natália Gontijo Santos, após avaliarem a situação das aves, e constatarem os maus-tratos, a primeira medida efetuada foi a de oferecer água para amenizar o desconforto térmico. Elas estavam ofegantes, e algumas já mortas, pelo calor excessivo no carro.

“As consequências do comércio irregular de animais silvestres são graves. Além dos prejuízos quanto às questões ambientais, de biodiversidade e de bem-estar, existem grandes riscos sanitários, em decorrência do contato desordenado entre animais silvestres, domésticos e seres humanos”, alerta Santos. 

Transmissão de zoonoses

A médica-veterinária ainda complementa que essa situação pode favorecer a transmissão de zoonoses, as quais são doenças transmitidas de animais aos humanos, e vice-versa. “Portanto, essas operações policiais e fiscais são de extrema importância para coibir esse tipo de ação criminosa, protegendo, assim, a saúde-pública e o bem-estar animal”, conclui.

Logo após o exame clínico e a expedição de laudo para atestar a condição encontrada dos pássaros pelos fiscais, eles foram devidamente transportados pelos policiais ambientais ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Belo Horizonte.

O fiscal e chefe de escritório, João Maurício da Silva, e a fiscal agropecuária, Natália Santos, representaram o Escritório Seccional de Bom Despacho do IMA, município do Centro-Oeste de Minas, na operação de resgate.

Na oportunidade, a Diretoria-Executiva do Sindafa-MG parabeniza e enaltece os fiscais do IMA, assim como os policiais da PRF e da PMMA, pela importante apreensão atingida, a qual foi fundamental para salvar a vida das aves e proteger a saúde pública.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @‌sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Visita da Unafa à nova sede do Sindafa-MG reforça a união da fiscalização agropecuária quinta-feira, 18/09/25 Visita da Unafa à nova sede do Sindafa-MG reforça a união da fiscalização agropecuária Presidente do sindicato, Moísa Lasmar, recebe o vice-presidente da associação, Francisco Saraiva Júnior, para ...
Fiscais do IMA garantem a qualidade da cachaça mineira sábado, 13/09/25 Fiscais do IMA garantem a qualidade da cachaça mineira No Dia Nacional da Cachaça, ressalta-se a atuação dos agentes do Instituto que, por ...
Dia do Médico-Veterinário: data é de grande relevância para os fiscais agropecuários de Minas Gerais terça-feira, 09/09/25 Dia do Médico-Veterinário: data é de grande relevância para os fiscais agropecuários de Minas Gerais Celebração tem um significado especial para a atuação dos fiscais do IMA, profissionais essenciais ...
Sindafa-MG inspira-se no 7 de setembro para lutar pela categoria domingo, 07/09/25 Sindafa-MG inspira-se no 7 de setembro para lutar pela categoria Data que celebra a Independência do Brasil motiva a luta do sindicato por reconhecimento ...