Dia dos Profissionais da Educação: educadores sanitários promovem saber ambiental e social
O mês de agosto, no Brasil, é dedicado a celebrar a educação. Seja neste dia 06, Dia dos Profissionais da Educação; ou no dia 11, Dia do Estudante; os atores do espaço escolar de ensino e de aprendizagem são lembrados e valorizados.
Os educadores lidam com a formação das novas gerações, sendo base de ensino de todas as profissões. Por este viés, o profissional que ensina e dá acesso ao conhecimento merece todo reconhecimento e respeito pelo trabalho fundamental que exerce.
Aos alunos, uma dádiva receber todo preparo e ensinamento transmitido, que muito contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e crescimento como indivíduos, que pensam e convivem em sociedade, com consciência social e ambiental.
Nesta perspectiva estão inseridos os fiscais agropecuários e fiscais assistentes estaduais, que atuam como educadores sanitários. Nessa função, eles orientam a população sobre os cuidados e hábitos higiênicos necessários, com o corpo e o ambiente em que habita, para evitar a proliferação de doenças.
Já os aprendizes do ensino fundamental são os sanitaristas mirins, os quais recebem o incentivo da atividade rural, em vista de se tornarem multiplicadores de informações sobre normas agropecuárias e sanitárias. Outro objetivo é para serem influenciadores nas comunidades em que vivem, além de obterem o estímulo para a sucessão familiar na zona rural.
Sendo assim, o Sindafa-MG parabeniza os educadores sanitários pelo ensinamento da defesa sanitária animal e vegetal no Estado de Minas Gerais, visando a preservação da saúde pública e a qualidade de vida de toda a sociedade.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.