Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado

Dezesseis de julho é uma data muito significativa para o povo mineiro. Este dia, em 1696, marca a chegada da bandeira comandada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, ao local onde hoje situa o município de Mariana.
E pelo fato do bandeirante ter encontrado ouro em abundância, se instalou na região e iniciou o processo de povoamento para extração do mineral. Este acontecimento é considerado o “berço da civilização mineira”, celebrado e enaltecido como “Dia do Estado de Minas Gerais”.
Mariana, então, foi a 1ª capital (1709), a 1ª vila (1711), a 1ª diocese (1745) e a 1ª cidade do Estado (1745). Por ser precursora de tantos momentos importantes, o governo de Minas transfere simbolicamente a capital do Estado para o município, todos os anos, no dia 16 de julho.
Dessa forma, em 2024, será comemorado 328 anos da fundação de Mariana e 324 anos de história da Capitania de Minas Gerais.
O Sindafa-MG exalta o Dia de Minas, o povo mineiro, as terras agrícolas e os mais de três séculos de cultura, liberdade e tradição a escrever e contar.
Viva o povo de Minas Gerais e os seus ideais!
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.