Dia Mundial das Zoonoses: data faz alerta para as doenças de transmissão hídrica e alimentar
Zoonoses são doenças transmitidas de animais para humanos, ou vice-versa. O contágio ocorre principalmente pelo contato com secreções (fezes, saliva e urina); pelo contato físico (arranhadura, lambedura e mordedura); ou por contaminação de água e comida infectadas por microrganismos (bactérias, parasitas e vírus).
Inseridas no conceito da Saúde Única, que interliga a saúde humana, animal e ambiental, essas enfermidades ganharam um dia específico para serem lembradas e discutidas: o Dia Mundial das Zoonoses, celebrado neste sábado (06/07).
A data faz um alerta principalmente para a prevenção de doenças em animais, que é uma das medidas mais eficazes para a proteção da saúde e bem-estar das pessoas. Desse modo, a saúde pública também é resguardada.
No Estado de Minas Gerais, é de responsabilidade dos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários estaduais, a defesa e educação sanitária animal e vegetal, além da certificação, inspeção e fiscalização de produtores/agroindústrias e de produtos para a alimentação.
Dessa forma, o Sindafa-MG destaca que a proteção sanitária e a promoção da sustentabilidade da agricultura e da pecuária em Minas são realizadas pelos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), de modo a garantir que a população tenha acesso a alimentos seguros para o consumo.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.