Junho celebra a importância da produção e do consumo do leite para a saúde
Dias Internacional e Mundial do Leite destacam o grande valor nutritivo que o alimento possui, em prol do desenvolvimento e manutenção de uma vida saudável
Seja no Dia Internacional do Leite, comemorado neste 24/06, ou no Dia Mundial do Leite, no dia 1º, junho é o mês para celebrar a importância deste mais nobre dos alimentos, para a saúde da população global.
As datas são promovidas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), e visa fortalecer a pecuária leiteira por meio do incentivo ao consumo de lácteos.
Vale observar que o leite tem grande valor na alimentação do ser humano. Rico em proteínas, sais minerais e vitaminas, o alimento ocupa lugar de destaque na dieta nutricional da sociedade. É um grande aliado à saúde dos ossos, do coração e do crescimento.
No Brasil, Minas Gerais detém o título de maior bacia leiteira nacional. O estado produz cerca de 9,6 bilhões de litros de leite por ano, representando 27,2% do total da produção brasileira, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sendo um dos alimentos de origem animal, o leite é utilizado como matéria-prima para a fabricação de queijo, iogurte, manteiga, dentre outros. Contudo, cabe ressaltar que, somente o produtor rural e a agroindústria registrados, que tiveram a produção leiteira fiscalizada pelo Serviço de Inspeção Oficial, o consumo é seguro.
Dessa forma, o consumidor deve se atentar no momento da compra à existência de um selo de inspeção, seja ele federal (SIF), estadual (IMA/SIE) ou municipal (SIM), estampado na embalagem do produto. Em Minas, este serviço de fiscalização é executado pelos fiscais e fiscais assistentes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.