Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública
Nesta terça-feira (11/06) é celebrado o Dia do Educador Sanitário. A data referencia o profissional que orienta e conscientiza a sociedade sobre a importância de adotar hábitos higiênicos com o corpo e o ambiente, contribuindo na prevenção e controle de doenças.
A educação sanitária, para fiscais e educadores agropecuários de Minas Gerais, é vista como uma ação estratégica de atenção à saúde. Ela promove a inclusão da população, bem como dos setores agropecuários, no cumprimento da defesa sanitária animal e vegetal no estado.
Para alcançar este objetivo, as atividades pedagógicas perpassam pelas ações fiscais, para sensibilizar o público com informações acerca da prevenção de doenças oriundas de animais/vegetais, inspeção higiênico-sanitária e certificação de boas práticas agrícolas.
Ações educativas também são realizadas em escolas rurais e urbanas para disseminação da defesa sanitária e ensino da saúde única (interdependência das saúdes humana, animal e ambiental).
Caravana de Educação Sanitária
A diretora de Comunicação do Sindafa-MG, Fernanda Gomes Silveira, participou de 6 a 11 de maio, da 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste. O encontro foi sediado em 13 municípios do Espírito Santo, e contou com técnicos de defesa agropecuária dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Representando Minas como fiscal assistente e educadora agropecuária, Silveira contribuiu nas ações de qualificação no sistema de imersão. Na ocasião, apresentou conhecimentos teóricos, além de atividades práticas sobre educação sanitária para comunidades rurais e instituições de ensino. No total, quase 3 mil pessoas foram sensibilizadas.
Para Silveira, “a educação sanitária em Minas Gerais é um exemplo para todo o país, por estar bem estruturada e possuir um histórico de trabalho efetivo prestado ao setor agropecuário. Dessa forma, a qualidade de vida da população é preservada”.
A caravana faz parte do treinamento desenvolvido pelo Programa Nacional de Educação Sanitária (Proesa), que incentiva profissionais de defesa agropecuária a se tornarem multiplicadores de conteúdo, para prevenção e vigilância de doenças e pragas que podem ameaçar a sanidade animal e vegetal do Brasil.
Também participaram do evento a fiscal agropecuária e 1ª Secretária do Sindafa-MG, Lucilla Imbroinise Azeredo, e o filiado e coordenador do núcleo de Educação Sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Cleiton Barbosa Pinto.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.