Dia Nacional do Farmacêutico: profissional preza pela qualidade de alimentos no âmbito da saúde pública
No Brasil, o dia 20 de janeiro é dedicado a celebrar o Dia do Farmacêutico. Profissional respeitado, é um dos principais responsáveis pela promoção da saúde e bem-estar das pessoas, especialmente na interação entre medicamentos e alimentos.
A data, celebrada neste sábado, faz referência à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 1916. Esta tem a finalidade de promover a valorização do profissional, a capacitação continuada e o exercício ético da profissão.
Os farmacêuticos atuam em grandes áreas distintas, como, por exemplo, em laboratórios de análises clínicas, em farmácias de manipulação, e até em fiscalização agropecuária. Na fiscalização, os profissionais são encarregados pelo controle e garantia da qualidade dos alimentos produzidos nacionalmente, assim como também atuam no desenvolvimento e controle de vacinas.
No Estado de Minas Gerais, cabe aos fiscais agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizarem esta função. Os fiscais agropecuários farmacêuticos lidam na realização das análises laboratoriais dos produtos de origem animal e vegetal, coletados durante a inspeção de agroindústrias e nas barreiras sanitárias, e colaboram com as certificações internacionais de laboratórios e produtos.
Portanto, a Diretoria Executiva do Sindafa-MG parabeniza a todos os farmacêuticos pelo dia, sobretudo aos do IMA, por possuírem um trabalho amplo e promissor para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar às famílias brasileiras.
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais