SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas celebrativas
  4. /
  5. Dia Mundial Contra a Raiva: combate à doença é imprescindível para a saúde pública
quinta-feira, 28/09/23 16:15

Dia Mundial Contra a Raiva: combate à doença é imprescindível para a saúde pública

Dia Mundial Contra a Raiva: combate à doença é imprescindível para a saúde pública
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


O Dia Mundial Contra a Raiva, celebrado nesta quinta-feira, 28 de setembro, é uma campanha internacional que objetiva a promoção do combate à doença, conscientização da sociedade sobre a necessária prevenção, além de comemorar conquistas realizadas.

A raiva é uma enfermidade infectocontagiosa causada por vírus, podendo acometer os mamíferos, como os bovinos, caprinos, equídeos, suínos e, inclusive, o homem. O vírus é transmitido por meio da mordida do animal contaminado.

Embora seja evitável, a raiva é responsável por cerca de 60 mil mortes humanas a cada ano, originárias de 150 países de todos os continentes, principalmente da Ásia e da África. Esses dados são da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), agência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Então, prevenir a raiva é uma medida imprescindível para a saúde pública. À vista disso, os fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão de defesa agropecuária estadual, realizam a captura do morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus, o qual é o principal transmissor da doença.

Dessa forma, esta ação fiscal visa realizar o controle populacional dos morcegos, com o intuito de preservar a saúde das pessoas e dos animais de produção, além de buscar a diminuição de possíveis perdas ambientais e econômicas aos produtores e comunidades rurais.

Também como medida protetiva, os fiscais orientam os pecuaristas a vacinar anualmente os rebanhos contra a raiva. E, durante as visitas de campo, eles ainda proferem palestras e entregam informativos sobre a doença aos empreendedores familiares.

As ações de educação sanitária também são realizadas por meio do projeto Sanitaristas Mirins do Instituto, que leva informações sobre defesa agropecuária aos alunos do ensino fundamental de escolas rurais.

Sendo assim, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) incentiva todo cidadão a notificar o IMA, caso suspeite da existência de raiva herbívora ou ocorra alta mortalidade de animais de produção em qualquer propriedade rural.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content