SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas
  4. /
  5. Dia Nacional da Cachaça: Minas Gerais é o estado com o maior número de alambiques registrados no país
quarta-feira, 13/09/23 10:35

Dia Nacional da Cachaça: Minas Gerais é o estado com o maior número de alambiques registrados no país

Dia Nacional da Cachaça: Minas Gerais é o estado com o maior número de alambiques registrados no país
Imagem: Divulgação/Sindafa-MG
Por Filipe Diniz

A bebida, que utiliza a cana-de-açúcar como matéria-prima, é considerada patrimônio cultural mineiro

Nesta quarta-feira (13/09/23), Dia Nacional da Cachaça, Minas Gerais tem muito para celebrar. Além de ter a bebida considerada patrimônio cultural, conforme Lei Estadual n.º 16.688/2007, o estado também conta com o maior número de alambiques registrados no país.

Por esta razão, os fiscais da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Instituto Mineiro de Agropecuária (GIV/IMA) desenvolvem diversas ações com o intuito de aumentar o número de produtores regularizados e, assim, fortalecer a produção desta iguaria, que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima.

Os fiscais do IMA também são responsáveis por fiscalizar e inspecionar todo o processo de produção e comercialização da bebida. Para isso, avaliam os aspectos tecnológicos, higiênico-sanitários e de qualidade da cachaça.

“O objetivo desse trabalho é impedir a comercialização de produtos potencialmente nocivos à saúde, para os consumidores terem um produto seguro e de qualidade”, explicou a fiscal assistente agropecuária e diretora de Comunicação do Sindafa-MG, Fernanda Silveira.

Cabe destacar que Minas Gerais é o maior produtor nacional de cachaça e de aguardente de cana-de-açúcar produzidas em alambique no Brasil, sendo responsável por cerca de 50% da produção nacional.

“O legal merece um brinde”

Para conscientizar a população contra a clandestinidade da produção e comercialização da cachaça e da aguardente, em 2020, o IMA lançou a campanha “O legal merece um brinde!”.

A campanha visa enaltecer a importância do consumo de produtos alimentícios registrados, que atendam à legislação. Dessa forma, o foco da abordagem junto aos produtores, comerciantes e colaboradores também tem caráter educativo.

Acesse mais informações em ima.mg.gov.br/agroindustria/produtos-de-origem-vegetal.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @‌sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do IMA contribuem para alta de 17% nas exportações do agronegócio mineiro sexta-feira, 22/08/25 Fiscais do IMA contribuem para alta de 17% nas exportações do agronegócio mineiro Trabalho realizado na fiscalização garante credibilidade e abre portas para o mercado nacional e ...
Manifestação de apoio: Sindafa-MG apoia a luta do Sindsema por valorização quinta-feira, 21/08/25 Manifestação de apoio: Sindafa-MG apoia a luta do Sindsema por valorização A Diretoria-Executiva do Sindafa-MG manifesta total apoio a toda a categoria de servidores públicos ...
Sindafa-MG parabeniza filiados pelo Dia dos Pais domingo, 10/08/25 Sindafa-MG parabeniza filiados pelo Dia dos Pais Neste Dia dos Pais, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de ...
Visita técnica a frigorífico em Luz destaca importância da inspeção sanitária de carnes quinta-feira, 07/08/25 Visita técnica a frigorífico em Luz destaca importância da inspeção sanitária de carnes Alunos de medicina-veterinária entendem na prática o funcionamento da fiscalização agropecuária, e da educação ...