Fiscais do IMA capturam mais de 370 morcegos em Araxá
Força-tarefa foi realizada em cinco propriedades rurais na região do Alto Paranaíba para controle da raiva animal
Fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) capturaram 371 morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus, durante força-tarefa realizada no município de Araxá, nos dias 17 e 18 de maio. Esses animais são um dos responsáveis pela transmissão da raiva animal, enfermidade viral que pode acometer todas as espécies de mamíferos.
Segundo o fiscal agropecuário e coordenador do trabalho de campo no Controle dos Morcegos Hematófagos (CMH) do IMA, Jomar Zatti, nesses dois dias de operação os técnicos do Instituto atuaram em cinco propriedades rurais na região do Alto Paranaíba.
“Capturamos e tratamos 352 morcegos hematófagos que estavam em bueiros ao longo do trecho Araxá/Ibiá; 16 animais que se encontravam em abrigos classificados como maternidade, inclusive, com fêmeas prenhes; e três morcegos localizados em viadutos”, enalteceu o feito.
Jomar ainda destacou que o trabalho realizado na localidade irá contribuir para diminuir a prevalência do vírus da raiva, em um raio de 3 a 8 km, dos abrigos onde os fiscais atuaram.
No Estado de Minas Gerais, os fiscais do IMA são os profissionais responsáveis pelo atendimento dos focos da raiva dos herbívoros, vigilância de áreas de risco, cadastro e monitoramento dos abrigos dos morcegos hematófagos. Os fiscais também realizam ações de educação sanitária, com o intuito da população entender a importância e os benefícios de se vacinar os rebanhos.
Cabe destacar que esta força-tarefa contou com a cooperação dos fiscais assistentes agropecuários dos respectivos Escritórios Seccionais (Esec), André Luís de Ávila (Patrocínio) e Antônio Alves (Coromandel), responsáveis pela localização dos abrigos; assim como da Silene Conceição e Celso Baltazar (Esec de Araxá), que elaboraram o roteiro da ação.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais