SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Fiscais do IMA acompanham grupo de auditores do México em propriedades rurais e frigoríficos em MG
sexta-feira, 12/05/23 15:03

Fiscais do IMA acompanham grupo de auditores do México em propriedades rurais e frigoríficos em MG

Foto: Divulgação/Sindafa-MG
Por Filipe Diniz

Cumprimento de normas sanitárias é imprescindível para exportação da carne mineira

Representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) receberam grupo de auditores do Serviço Oficial do México, que veio ao Brasil, no período de 14 a 29 de abril de 2023, para avaliar plantas frigoríficas, assim como conhecer os sistemas de produção de bovinos. O intuito da visita foi obter informações para importação de carne do Brasil.

Os fiscais do IMA acompanharam a auditoria do Serviço Oficial do México em propriedades rurais e frigoríficos localizados em Uberlândia e Campo Florido, região do Triângulo, no Estado de Minas Gerais. O objetivo do monitoramento foi verificar o cumprimento das normativas que regulam a produção de carne bovina e a aplicação de medidas zoossanitárias contra a febre aftosa.

Durante toda a programação, os fiscais do Instituto contribuíram para sanar as dúvidas dos auditores, deslocar até as propriedades rurais e frigoríficos, bem como auxiliar a equipe na parte da documentação sanitária.

Segundo o fiscal agropecuário e médico-veterinário do IMA, Natanael Lamas Dias, “durante a visita foram observadas questões referentes à defesa sanitária animal e à rastreabilidade, a qual compete aos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária a fiscalização desses estabelecimentos”.

Após conclusão dos trabalhos e reunião final no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília/DF, o grupo de auditores retornou ao México, ocasião em que apresentará os relatórios para as autoridades sanitárias e governamentais para, posteriormente, embasarem a decisão sobre as importações.

Cabe destacar que o mercado externo para a carne brasileira é positivo, considerando que as vendas externas já abrangem países de todos os continentes. Essa realidade, no âmbito do estado mineiro, se deve ao trabalho executado pelos fiscais agropecuários e fiscais assistentes do IMA, responsáveis por assegurar a saúde dos animais, assim como a identidade, qualidade e a segurança dos produtos de origem animal.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia Nacional do Químico: profissional contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil terça-feira, 18/06/24 Dia Nacional do Químico: profissional contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil Nesta terça-feira (18/06) é celebrado o Dia Nacional do Químico. No setor de fiscalização ...
Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública terça-feira, 11/06/24 Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública Nesta terça-feira (11/06) é celebrado o Dia do Educador Sanitário. A data referencia o ...
Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde sexta-feira, 07/06/24 Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde Ferramenta tem em vista facilitar o entendimento da mudança de contribuição, porém, aguarda aprovação ...
Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem quarta-feira, 05/06/24 Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem Necessária reestruturação das carreiras públicas da agricultura e do meio ambiente, para fortalecimento do ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo