Fiscais do IMA acompanham grupo de auditores do México em propriedades rurais e frigoríficos em MG

Cumprimento de normas sanitárias é imprescindível para exportação da carne mineira
Representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) receberam grupo de auditores do Serviço Oficial do México, que veio ao Brasil, no período de 14 a 29 de abril de 2023, para avaliar plantas frigoríficas, assim como conhecer os sistemas de produção de bovinos. O intuito da visita foi obter informações para importação de carne do Brasil.
Os fiscais do IMA acompanharam a auditoria do Serviço Oficial do México em propriedades rurais e frigoríficos localizados em Uberlândia e Campo Florido, região do Triângulo, no Estado de Minas Gerais. O objetivo do monitoramento foi verificar o cumprimento das normativas que regulam a produção de carne bovina e a aplicação de medidas zoossanitárias contra a febre aftosa.
Durante toda a programação, os fiscais do Instituto contribuíram para sanar as dúvidas dos auditores, deslocar até as propriedades rurais e frigoríficos, bem como auxiliar a equipe na parte da documentação sanitária.
Segundo o fiscal agropecuário e médico-veterinário do IMA, Natanael Lamas Dias, “durante a visita foram observadas questões referentes à defesa sanitária animal e à rastreabilidade, a qual compete aos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária a fiscalização desses estabelecimentos”.
Após conclusão dos trabalhos e reunião final no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília/DF, o grupo de auditores retornou ao México, ocasião em que apresentará os relatórios para as autoridades sanitárias e governamentais para, posteriormente, embasarem a decisão sobre as importações.
Cabe destacar que o mercado externo para a carne brasileira é positivo, considerando que as vendas externas já abrangem países de todos os continentes. Essa realidade, no âmbito do estado mineiro, se deve ao trabalho executado pelos fiscais agropecuários e fiscais assistentes do IMA, responsáveis por assegurar a saúde dos animais, assim como a identidade, qualidade e a segurança dos produtos de origem animal.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais