SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas celebrativas
  4. /
  5. Dia Mundial do Trabalho: fiscalização agropecuária garante alimento seguro à sociedade
segunda-feira, 01/05/23 11:30

Dia Mundial do Trabalho: fiscalização agropecuária garante alimento seguro à sociedade

Dia Mundial do Trabalho: fiscalização agropecuária garante alimento seguro à sociedade
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


Você sabia que os produtos de origem animal, processados em abates e frigoríficos, são inspecionados pelos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em âmbito estadual?

A fiscalização e a certificação higiênico-sanitária, executadas pelos agentes do IMA nas propriedades rurais e agroindústrias, de modo permanente e sob denúncia, permite que a população tenha acesso a alimentos seguros para o consumo. Com isso, combatem-se os produtores clandestinos e os pontos comerciais que atuam em desacordo com a legislação sanitária.

Este supervisionamento inicia desde o cuidado com os animais, nos currais e granjas, e com os vegetais, nas lavouras, ocasião em que é verificado conformidade nos frigoríficos e abates inspecionados pelos fiscais. Por intermédio dessa ação, livra-se o consumidor de ingerir alimentos impróprios, que podem causar intoxicação alimentar e transmissão de doenças patogênicas (causadas por agentes infecciosos, como as bactérias). 

Em Minas Gerais, a realização desse trabalho compete ao IMA, o qual é baseado em normas e leis voltadas à defesa sanitária animal e vegetal. Ele é desempenhado por fiscais agropecuários (médicos-veterinários e engenheiros agrônomos, em sua maioria); e por fiscais assistentes (técnicos agropecuários, em sua maioria).   

Portanto, neste 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho, o Sindafa-MG ressalta a importância do serviço de fiscalização agropecuária prestado à sociedade. Na oportunidade, também parabeniza os agentes fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária por contribuírem na preservação da saúde pública. 

Audiência pública na ALMG

Também como forma de representar o Dia do Trabalho e do Trabalhador, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) reforça o convite a todos os servidores públicos do IMA para participarem, presencialmente, da audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ela ocorrerá na próxima quarta-feira (03/05), às 15h, no auditório José de Alencar.

A finalidade do encontro é debater a valorização dos servidores do Instituto. Esses profissionais são responsáveis pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal em Minas Gerais, em prol do desenvolvimento da agropecuária e em benefício da sociedade mineira.

A reunião também irá tratar das questões salariais e do cumprimento dos acordos firmados e não cumpridos, desde 2015, pelo governo de Minas Gerais com a categoria. Por este motivo, a participação dos fiscais filiados irá contribuir para avançar no debate político, a favor da melhoria de salários e qualidade de vida dos servidores públicos do IMA.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria quarta-feira, 22/05/24 Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria Com o artigo técnico intitulado “Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para ...
Artigo: Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública quarta-feira, 22/05/24 Artigo – Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública Introdução As doenças transmitidas por alimentos (DTHAs) são causadas pela ingestão de água e/ou ...
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo