Dia Mundial do Trabalho: fiscalização agropecuária garante alimento seguro à sociedade
Você sabia que os produtos de origem animal, processados em abates e frigoríficos, são inspecionados pelos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em âmbito estadual?
A fiscalização e a certificação higiênico-sanitária, executadas pelos agentes do IMA nas propriedades rurais e agroindústrias, de modo permanente e sob denúncia, permite que a população tenha acesso a alimentos seguros para o consumo. Com isso, combatem-se os produtores clandestinos e os pontos comerciais que atuam em desacordo com a legislação sanitária.
Este supervisionamento inicia desde o cuidado com os animais, nos currais e granjas, e com os vegetais, nas lavouras, ocasião em que é verificado conformidade nos frigoríficos e abates inspecionados pelos fiscais. Por intermédio dessa ação, livra-se o consumidor de ingerir alimentos impróprios, que podem causar intoxicação alimentar e transmissão de doenças patogênicas (causadas por agentes infecciosos, como as bactérias).
Em Minas Gerais, a realização desse trabalho compete ao IMA, o qual é baseado em normas e leis voltadas à defesa sanitária animal e vegetal. Ele é desempenhado por fiscais agropecuários (médicos-veterinários e engenheiros agrônomos, em sua maioria); e por fiscais assistentes (técnicos agropecuários, em sua maioria).
Portanto, neste 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho, o Sindafa-MG ressalta a importância do serviço de fiscalização agropecuária prestado à sociedade. Na oportunidade, também parabeniza os agentes fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária por contribuírem na preservação da saúde pública.
Audiência pública na ALMG
Também como forma de representar o Dia do Trabalho e do Trabalhador, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) reforça o convite a todos os servidores públicos do IMA para participarem, presencialmente, da audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ela ocorrerá na próxima quarta-feira (03/05), às 15h, no auditório José de Alencar.
A finalidade do encontro é debater a valorização dos servidores do Instituto. Esses profissionais são responsáveis pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal em Minas Gerais, em prol do desenvolvimento da agropecuária e em benefício da sociedade mineira.
A reunião também irá tratar das questões salariais e do cumprimento dos acordos firmados e não cumpridos, desde 2015, pelo governo de Minas Gerais com a categoria. Por este motivo, a participação dos fiscais filiados irá contribuir para avançar no debate político, a favor da melhoria de salários e qualidade de vida dos servidores públicos do IMA.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais