SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas celebrativas
  4. /
  5. Dia Mundial da Medicina-Veterinária: conheça a importância desses profissionais na fiscalização agropecuária
sábado, 29/04/23 09:01

Dia Mundial da Medicina-Veterinária: conheça a importância desses profissionais na fiscalização agropecuária

Dia Mundial da Medicina-Veterinária: conheça a importância desses profissionais na fiscalização agropecuária
Foto: Divulgação/@worldanimalhealth


Todo último sábado do mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Medicina-Veterinária, importante área que compõe a formação da equipe de fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Especificamente neste ano, a celebração ocorre em 29 de abril, e é uma oportunidade para mostrar as contribuições desses profissionais para o meio ambiente, bem como para a saúde das pessoas e animais. Essas três áreas integradas são denominadas de Saúde Única.

No Estado de Minas Gerais, os médicos-veterinários da carreira fiscal agropecuária do IMA são responsáveis por assegurar a saúde dos animais, assim como a identidade, qualidade e a segurança dos produtos de origem animal.

Também fazem parte da atribuição desta categoria garantir a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, cujo objetivo é impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentável do agronegócio, em benefício da sociedade.

Na prática, os médicos-veterinários do IMA contribuem na qualidade dos alimentos que chegam até o consumidor, uma vez que a procedência interfere diretamente na saúde pública. Alimentos de origem animal contaminados podem causar diversas doenças, como a brucelose e a tuberculose, podendo comprometer a vida das pessoas e de outros seres vivos.

Vale destacar que a medicina-veterinária possui mais de 80 áreas de atuação. Em 2023, o tema escolhido pela Associação Mundial de Medicina-Veterinária (WVA) a ser trabalhado é “Promovendo Diversidade, Equidade e Inclusão na profissão veterinária” (Promoting Diversity, Equity, and Inclusiveness in the Veterinary Profession).

Nesta data especial, o Sindafa-MG parabeniza os médicos-veterinários, principalmente os fiscais agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), por assegurar saúde de qualidade, desenvolvimento sustentável e crescimento econômico das agroindústrias de Minas Gerais.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content