Fiscais do IMA atuam como agentes de defesa ambiental
Dia dedicado a este profissional é comemorado nesta segunda-feira (06/02)
Trabalhar em prol dos cuidados com o meio ambiente, para o desenvolvimento sustentável. Essa é uma das principais funções do Agente de Defesa Ambiental, profissional cujo dia é comemorado nesta segunda-feira, 06 de fevereiro.
Os fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) também atuam como Agentes de Defesa Ambiental, ao fiscalizar e propor políticas públicas para a conservação da biodiversidade no Estado de Minas Gerais.
Um exemplo são as ações para garantir o vazio sanitário do feijão e algodão, que compreende o período em que produtores não podem plantar e manter vivas vegetações remanescentes de plantações de safras anteriores, em determinada área produtiva.
Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para a prevenção e proteção do cultivo dessas espécies, uma vez que evita a incidência de pragas nas lavouras, no período de maior incidência de doenças dessas espécies.
Outras ações destinadas a preservar a sanidade na agricultura realizadas pelos fiscais do IMA são a coibição do uso indiscriminado de agrotóxicos; monitoramento de plantas e flora; vistoria de carga no transporte de produtos agrícolas; entre outras medidas.
O Sindafa-MG, entidade sindical que representa os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais, destaca a importância do Dia do Agente de Defesa Ambiental e felicita todos os profissionais da área.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.