SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas celebrativas
  4. /
  5. Dia Mundial do Queijo é celebrado em MG
sexta-feira, 20/01/23 09:00

Dia Mundial do Queijo é celebrado em MG

Dia Mundial do Queijo é celebrado em MG
Foto: Divulgação/Emater


Tradição, alta qualidade na produção e importância para a economia são apenas algumas das razões que o Estado de Minas Gerais e os mineiros têm para celebrar, a cada dia 20 de janeiro, o Dia Mundial do Queijo.

Essa iguaria é um dos principais alimentos fabricados no estado, responsável por gerar emprego, renda e movimentar o turismo gastronômico, cultural e histórico nas regiões produtoras.

Por este motivo, somente no ano de 2022, Minas foi mais uma vez palco da “ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards”, do “15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA)” e da “1ª Edição do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas”.

Durante esses eventos, representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) esclareceram as dúvidas sobre a regularização das queijarias no estado e inspeção sanitária destes estabelecimentos. Esses serviços fazem parte da rotina dos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários do IMA, para que os queijos sejam comercializados com segurança ao consumidor.

Cabe destacar que o município de Araxá, localizado na região do Alto Paranaíba, é uma das dez regiões caracterizadas como produtoras de QMA no estado. Já as demais regiões são: Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro.

Vale esclarecer que as regiões de Alagoa, Mantiqueira de Minas, Serra Geral do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Suaçuí são produtoras de outros tipos de queijos artesanais, diferentes do Queijo Minas Artesanal.

Para o queijo ser caracterizado como QMA é necessário que as queijarias utilizem apenas leite de vaca cru, que deve ser produzido exclusivamente na propriedade; pingo (soro que escorre durante a salga); coalho e salga a seco; bem como deixem a iguaria passar pelo processo de maturação, alterando a composição bioquímica e garantindo as características sensoriais.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content