Operação fiscal do IMA captura 936 morcegos hematófagos em Bertópolis, Ladainha e Santa Helena

SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Operação fiscal do IMA captura 936 morcegos hematófagos em Bertópolis, Ladainha e Santa Helena
quinta-feira, 27/10/22 15:00

Operação fiscal do IMA captura 936 morcegos hematófagos em Bertópolis, Ladainha e Santa Helena

Operação fiscal do IMA captura 936 morcegos hematófagos em Bertópolis, Ladainha e Santa Helena
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


Força-tarefa é decorrente do acometimento da doença raiva em crianças da aldeia indígena Pradinho (povo Maxakali)

Fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) capturaram 936 morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus, o principal transmissor da doença raiva em herbívoros e humanos, durante operação realizada nos municípios mineiros de Bertópolis, Ladainha e Santa Helena de Minas.

A ação fiscal que aconteceu na região nordeste de Minas Gerais, no Vale do Mucuri, em territórios sob a gestão da coordenadoria do IMA de Teófilo Otoni, ocorreu nos meses de maio, agosto e setembro de 2022, após o acometimento da raiva em crianças da aldeia indígena Pradinho (povo Maxakali), situada em Bertópolis.

Logo que o IMA foi notificado pela Secretaria Regional de Saúde de Teófilo Otoni sobre a confirmação da raiva, os fiscais assistentes agropecuários Edson Vette, Enzio de Souza e Walmir Sales iniciaram a investigação na aldeia indígena, com o objetivo de localizar e identificar as colônias de morcegos hematófagos na região.

Para isso, vistoriaram propriedades rurais, casas e cavernas. Os agentes também entregaram informativos à população local sobre a enfermidade, e orientaram que os rebanhos bovinos sejam vacinados anualmente.

Cabe destacar que, nos animais capturados, foi aplicado pasta vampiricida, que ajuda a prevenir que pessoas e animais domésticos sejam acometidos, pois o veneno promove uma ação coagulante nos morcegos, que se espalha na colônia, infectando e dizimando os animais hematófagos, que se alimentam de sangue. 

Contaminação pela raiva

Segundo o fiscal e coordenador de trabalho de campo no Controle dos Morcegos Hematófagos (CMH) do IMA, Jomar Zatti, a raiva é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus que atinge o sistema nervoso central de todas as espécies de animais da classe mamália, como os bovinos, equídeos, suínos, caprinos e, inclusive, o homem. 

“O vírus está presente na saliva de animais doentes, e é transmitido essencialmente pela mordida. A raiva também é considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como, também, por seu elevado custo social e econômico. O principal transmissor é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus”, explicou.

A força-tarefa contou com a participação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab-BA), prefeituras e produtores rurais. 

Saiba mais informações sobre a operação fiscal no relatório técnico de campo.

Sindafa-MG

O Sindafa-MG é a entidade sindical que representa os fiscais agropecuários e os fiscais assistentes agropecuários do Estado de Minas Gerais, ativos e inativos.

O objetivo da atuação é valorizar e defender os interesses e direitos individuais e coletivos da categoria, bem como coordenar e representar, no âmbito econômico-financeiro, toda a classe, em qualquer nível dos Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; e em todas as esferas públicas: Municipal, Estadual e Federal.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 segunda-feira, 06/05/24 Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 Encontro será realizado de forma on-line a partir das 17h30 O Sindicato dos Fiscais ...
Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais quarta-feira, 01/05/24 Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais Celebrar a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida, assim ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo