Varíola dos macacos: médico-veterinário explica como ocorre a transmissão
Casos de varíola dos macacos foram identificados recentemente em Minas Gerais. Três deles confirmados em pacientes residentes em Belo Horizonte, outros oito estão em investigação, e dez já foram descartados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), após realização de exames clínicos e laboratoriais.
A varíola dos macacos é uma zoonose viral, transmitida de animais para humanos. É causada pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. A infecção ocorre principalmente por contato com lesões, fluidos corporais, secreções respiratórias e materiais contaminados.
Com o intuito de informar à população acerca da enfermidade, o Conselho Regional de Medicina-Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) realizou entrevista com o médico-veterinário e pesquisador titular da Fiocruz Minas, Gustavo Paz Fontes.
No vídeo, o especialista comenta sobre o novo surto da doença que ocorre no mundo, disponibiliza informações técnicas atualizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como presta demais esclarecimentos. O objetivo é evitar a circulação de desinformação, que possa gerar situação de pânico na sociedade.
Portanto, assista o depoimento do médico-veterinário e fique informado sobre como se proteger da varíola dos macacos!
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.