SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. IMA recebe deputado estadual Cleitinho Azevedo
segunda-feira, 30/05/22 13:00

IMA recebe deputado estadual Cleitinho Azevedo

IMA recebe deputado estadual Cleitinho Azevedo
Foto: Ministério da Agricultura
Por Filipe Diniz

A vice-presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), Moisa Medeiros Lasmar, participou de reunião realizada na última quinta-feira, 26/05, entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o deputado estadual Cleitinho Azevedo, na Cidade Administrativa, em BH/MG.

O objetivo do encontro foi debater a situação do Queijo Minas Artesanal (QMA) em relação ao registro, trânsito e a comercialização do produto alimentício. Na oportunidade, o IMA apresentou ao parlamentar todos os avanços conquistados pela categoria, especialmente na concessão do Selo Arte, e o orientou sobre as diferentes esferas de fiscalização e âmbitos de comercialização.

Além disso, também o informou quanto à criação de Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e de Consórcios Intermunicipais, para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Essa atividade padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção, para garantir a inocuidade e a segurança alimentar à sociedade.

Segundo Lasmar, ficou claro para todos os participantes da reunião que o papel do Instituto sempre foi primordial para o crescimento do setor, e que todos os produtores que procuraram se regularizar conseguiram obter os respectivos certificados de registro.

“O trabalho realizado pelo IMA, em parceria com a Emater, Epamig e diversas universidades públicas, possibilitou grandes conquistas para os produtores, como a redução do tempo de maturação do queijo de 60 para 14 dias. E o Estado de Minas Gerais alcançou lugar de destaque, sendo o primeiro a conceder o Selo Arte, que permite o comércio em todo o território nacional”, esclarece a fiscal agropecuária.

O deputado Cleitinho, em contraposição, reafirmou que não concorda com a legislação que exige o descarte do produto não registrado, mas reconheceu que os fiscais desempenham corretamente o trabalho ao cumprir a lei. Na ocasião, pediu desculpas pela repercussão negativa oriunda das postagens realizadas, que geraram ameaças, calúnias e difamações aos fiscais, por parte de perfis anônimos nas mídias sociais.

O encontro teve a participação dos diretores do IMA, Antônio Carlos de Moraes e Cristiane Almeida Santos, os fiscais da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (GIP), Melania Maria de Carvalho e Gentil Cândido de Magalhães, representantes de produtores de queijos e assessores do deputado.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Minas Gerais ganha Centro de Referência da Cachaça para impulsionar inovação no setor quarta-feira, 02/04/25 Minas Gerais ganha Centro de Referência da Cachaça para impulsionar inovação no setor Fiscais do IMA são parceiros do polo de desenvolvimento, e contribuirão com as questões ...
Dia da Saúde e da Nutrição reforça a importância da fiscalização agropecuária segunda-feira, 31/03/25 Dia da Saúde e da Nutrição reforça a importância da fiscalização agropecuária Fiscais do IMA possuem como premissa garantir a segurança dos alimentos de origem animal ...
sexta-feira, 28/03/25 Sindafa-MG celebra a chegada de André Duch à Direção-Técnica do IMA Nomeação é recebida com otimismo pela categoria, pela vasta experiência que o fiscal possui, ...
Concurso “De Olho no Queijo”: último dia de inscrição é nesta quinta-feira quinta-feira, 13/03/25 Concurso “De Olho no Queijo”: último dia de inscrição é nesta quinta-feira Campanha pretende retratar o universo queijeiro das regiões produtoras mineiras demarcadas do Queijo Minas ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo