SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Regional do IMA de Guanhães alcança 60 produtores registrados de Queijo Minas Artesanal
quinta-feira, 26/05/22 13:59

Regional do IMA de Guanhães alcança 60 produtores registrados de Queijo Minas Artesanal

Regional do IMA de Guanhães alcança 60 produtores registrados de Queijo Minas Artesanal
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


O registro sanitário garante a produção de alimento seguro ao consumidor

A Coordenadoria Regional de Guanhães, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), alcançou neste mês de maio, a marca de 60 produtores de Queijo Minas Artesanal (QMA) registrados e identificados com o selo ARTE. Esse avanço é oriundo da Lei 13.680/2018, que regulamentou o processo de fiscalização de produtos alimentícios de origem animal, produzidos de forma artesanal.

Por intermédio da legislação, a comercialização interestadual de produtos alimentícios produzidos de forma artesanal foi permitida. Para isso, é necessário que sejam empregadas boas práticas de fabricação, bem como ocorra a fiscalização de órgãos estaduais de saúde pública. Em Minas Gerais, o IMA é responsável pela execução das políticas de defesa sanitária animal e vegetal.

Neste sentido, o serviço de classificação, controle e inspeção nas queijarias mineiras, no que tange os aspectos higiênicos-sanitários e de qualidade, o qual é realizado pelos fiscais e fiscais assistentes agropecuários, tem o objetivo de validar as práticas saudáveis e seguras de produção, empregadas pelo estabelecimento produtor de queijo.

“As questões fabris avaliadas vão desde a saúde animal, o que envolve a alimentação, ordenha e qualidade do leite, como as condições estruturais da propriedade, qualidade do produto e da água de abastecimento. A boa saúde, treinamento técnico e ambiência dos colaboradores também são observados durante a fiscalização”, explica o fiscal assistente agropecuário da coordenadoria, Lucas Queiroz Soares.

Vale destacar que, dentro da competência administrativa e operacional da CR de Guanhães, encontra-se a microrregião do Serro, a qual detém grande número de produtores rurais, que possuem habilitação sanitária para comercializar legalmente, em território nacional, os queijos artesanais produzidos.

Para saber mais sobre o procedimento de registro sanitário, é só o produtor de queijo acessar a página ima.mg.gov.br/agroindustria/queijos-artesanais.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública terça-feira, 11/06/24 Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública Nesta terça-feira (11/06) é celebrado o Dia do Educador Sanitário. A data referencia o ...
Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde sexta-feira, 07/06/24 Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde Ferramenta tem em vista facilitar o entendimento da mudança de contribuição, porém, aguarda aprovação ...
Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem quarta-feira, 05/06/24 Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem Necessária reestruturação das carreiras públicas da agricultura e do meio ambiente, para fortalecimento do ...
Membros do Sindafa-MG apresentarão artigos científicos na 8ª CNDA sexta-feira, 31/05/24 Membros do Sindafa-MG apresentarão artigos científicos na 8ª CNDA Conferência Nacional de Defesa Agropecuária propõe debater iniciativas de desenvolvimento da agropecuária mineira e ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo