SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários
  4. /
  5. Regional do IMA de Guanhães alcança 60 produtores registrados de Queijo Minas Artesanal
quinta-feira, 26/05/22 13:59

Regional do IMA de Guanhães alcança 60 produtores registrados de Queijo Minas Artesanal

Regional do IMA de Guanhães alcança 60 produtores registrados de Queijo Minas Artesanal
Foto: Divulgação/Sindafa-MG
Por Filipe Diniz

O registro sanitário garante a produção de alimento seguro ao consumidor

A Coordenadoria Regional de Guanhães, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), alcançou neste mês de maio, a marca de 60 produtores de Queijo Minas Artesanal (QMA) registrados e identificados com o selo ARTE. Esse avanço é oriundo da Lei 13.680/2018, que regulamentou o processo de fiscalização de produtos alimentícios de origem animal, produzidos de forma artesanal.

Por intermédio da legislação, a comercialização interestadual de produtos alimentícios produzidos de forma artesanal foi permitida. Para isso, é necessário que sejam empregadas boas práticas de fabricação, bem como ocorra a fiscalização de órgãos estaduais de saúde pública. Em Minas Gerais, o IMA é responsável pela execução das políticas de defesa sanitária animal e vegetal.

Neste sentido, o serviço de classificação, controle e inspeção nas queijarias mineiras, no que tange os aspectos higiênicos-sanitários e de qualidade, o qual é realizado pelos fiscais e fiscais assistentes agropecuários, tem o objetivo de validar as práticas saudáveis e seguras de produção, empregadas pelo estabelecimento produtor de queijo.

“As questões fabris avaliadas vão desde a saúde animal, o que envolve a alimentação, ordenha e qualidade do leite, como as condições estruturais da propriedade, qualidade do produto e da água de abastecimento. A boa saúde, treinamento técnico e ambiência dos colaboradores também são observados durante a fiscalização”, explica o fiscal assistente agropecuário da coordenadoria, Lucas Queiroz Soares.

Vale destacar que, dentro da competência administrativa e operacional da CR de Guanhães, encontra-se a microrregião do Serro, a qual detém grande número de produtores rurais, que possuem habilitação sanitária para comercializar legalmente, em território nacional, os queijos artesanais produzidos.

Para saber mais sobre o procedimento de registro sanitário, é só o produtor de queijo acessar a página ima.mg.gov.br/agroindustria/queijos-artesanais.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Nota de condolências - Associada Ilka Carmagini quarta-feira, 22/01/25 Nota de condolências – Associada Ilka Carmagini É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da colega Ilka Maria ...
Dia Mundial do Queijo: Fiscalização agropecuária garante qualidade e segurança alimentar segunda-feira, 20/01/25 Dia Mundial do Queijo: Fiscalização agropecuária garante qualidade e segurança alimentar Em 2025, a celebração também ocorre pelo reconhecimento da Unesco do Queijo Minas Artesanal ...
Dia do Farmacêutico: profissional protege a população na ponta da cadeia alimentar segunda-feira, 20/01/25 Dia do Farmacêutico: profissional protege a população na ponta da cadeia alimentar Atuação como fiscal agropecuário visa garantir que o consumidor tenha acesso a alimentos seguros ...
Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos 2025 sábado, 11/01/25 Dia de Combate à Poluição por Agrotóxicos: fiscalização contribui para o controle do uso indiscriminado da substância Data enfatiza a atuação dos fiscais agropecuários em prol da segurança da produção agrícola ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo