Primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa inicia em 1º de maio
A expectativa é que sejam imunizados cerca de 10 milhões de animais em Minas Gerais
De 1º a 31 de maio ocorrerá em Minas Gerais a campanha de vacinação contra a febre aftosa, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Nesta primeira etapa anual, o objetivo é vacinar bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. Diferentemente do que acontecia nos anos anteriores, a faixa etária foi invertida em 2022.
Conforme informações do IMA, órgão responsável pelo gerenciamento e fiscalização da campanha junto aos pecuaristas, o objetivo da imunização é preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com o agronegócio mineiro.
Neste sentido, após a vacinação dos animais, o produtor deve comprová-la via Portal do Produtor (sidagro.ima.mg.gov.br/portaldoprodutor) ou Portal da Declaração Eletrônica (sidagro.ima.mg.gov.br/sidagroext). Também há a opção de enviá-la por e-mail para o escritório do IMA localizado no município de cadastro da propriedade rural (ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades). O prazo para o produtor declarar é até 10 de junho.
Sobre a segunda etapa anual da campanha, ela tem previsão para iniciar em novembro deste ano, ocasião em que deverão ser vacinados os bovinos e bubalinos de todas as idades. Vale destacar que existe a previsão de ser a última etapa de vacinação da febre aftosa no estado.
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.