Governador, Seapa, Emater e IMA entregam certificados a cafeicultores do Triângulo Mineiro
Solenidade de entrega de 66 selos do programa Certifica Minas Café ocorreu nessa terça-feira, 22/03, durante a abertura da Feira do Agronegócio Mineiro 2022 (Femec), em Uberlândia
Considerado o principal evento de Minas Gerais para a comercialização de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas, a Feira do Agronegócio Mineiro 2022 (Femec) ocorre até a próxima sexta-feira, 25/03, das 9h às 20h, no Parque Camaru, em Uberlândia/MG. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
A solenidade de abertura foi realizada nessa terça-feira, 22/03, e contou com a participação do governador do Estado, Romeu Zema, da secretária de Agricultura (Seapa-MG), Ana Valentini, do diretor-presidente da Emater, Otávio Maia, e do diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Thales Fernandes. Na ocasião, as autoridades entregaram 66 certificados do Certifica Minas Café a produtores da região do Triângulo Mineiro.
O evento, que está na 9ª edição, é uma realização do Sindicato Rural do município, com apoio do Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), que ministrará cursos de confeitaria, quitandas e negócios de queijos e frios.
A programação geral da feira pode ser consultada em femec.com.br.
Certifica Minas Café
O Certifica Minas, programa coordenado pela Seapa, representa o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras emitido por uma instituição governamental no país. O IMA participa ativamente deste processo, por ser o órgão certificador que audita a propriedade e o processo produtivo da bebida.
O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), entidade sindical dos fiscais do IMA, destaca que a certificação é uma garantia para o consumidor de que as propriedades adotam normas de boas práticas agrícolas. Já para o empreendedor, as vantagens são ter produtos de melhor qualidade, acesso a novos mercados, bem como valores de produtos diferenciados.
Fonte: Com informações do IMA e Agência Minas