SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Ação Fiscal do IMA em Patrocínio e Coromandel captura 430 morcegos transmissores da raiva
sexta-feira, 12/11/21 09:01

Ação Fiscal do IMA em Patrocínio e Coromandel captura 430 morcegos transmissores da raiva

Ação Fiscal do IMA em Patrocínio e Coromandel captura 430 morcegos transmissores da raiva
Divulgação/Sindafa-MG


Equipes fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizaram força-tarefa, nos últimos meses, no intuito de controlar a população de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundos, nos municípios de Patrocínio e Coromandel, na região do Alto Paranaíba.

Os fiscais vistoriaram 45 abrigos, pertencentes a 25 propriedades rurais, sendo capturados cerca de 430 morcegos, que foram tratados com pasta vampiricida e soltos no interior dos abrigos (habitat natural). Na área de foco foi confirmada a morte de bovinos e equídeos testados positivos à raiva, por meio de resultados laboratoriais.

Como medida preventiva e protetiva, os fiscalizadores orientaram os produtores a vacinar anualmente os rebanhos contra a raiva. Também entregaram informativos para conhecimento sobre a doença e instruíram na identificação de possíveis abrigos de morcegos nas propriedades rurais.

A raiva é uma enfermidade infectocontagiosa, causada por um vírus que atua no sistema nervoso central, podendo acometer todas as espécies mamíferas, como os bovinos, equídeos, suínos, caprinos, e, inclusive, o homem. O vírus está presente na saliva de animais doentes e é transmitido através da mordida.

Também é considerada uma das zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) de maior importância para a saúde pública. Não só pela evolução letal, mas, principalmente, pelo elevado custo social, ambiental e econômico que acarretam. Por este motivo, ela deve ser combatida e prevenida, preservando, assim, a saúde dos trabalhadores e dos animais do campo.

A realização desta força-tarefa contou com a cooperação dos fiscais: Rosana da Cunha, Antônio Alves e André Ávila (Coordenadoria Regional de Patrocínio); Maria Alice Moreira (Escritório Seccional de Coromandel); Miguel da Silva (CR Curvelo); Rodrigo Fernandes (CR Juiz de Fora); Kênia Guimarães (CR Bom Despacho); Ivana Pretti (CR BH); Jomar Zatti e Guilherme Dias (Gerência de Defesa Sanitária Animal) e Cristiane Santos (Diretoria Técnica).

Esta publicação de #fbf (sexta-feira da retrospectiva) é uma homenagem da coordenação do programa de Controle dos Morcegos Hematófagos do IMA, ao Dia Mundial Contra a Raiva, celebrado em 28 de setembro.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública terça-feira, 11/06/24 Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública Nesta terça-feira (11/06) é celebrado o Dia do Educador Sanitário. A data referencia o ...
Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde sexta-feira, 07/06/24 Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde Ferramenta tem em vista facilitar o entendimento da mudança de contribuição, porém, aguarda aprovação ...
Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem quarta-feira, 05/06/24 Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem Necessária reestruturação das carreiras públicas da agricultura e do meio ambiente, para fortalecimento do ...
Membros do Sindafa-MG apresentarão artigos científicos na 8ª CNDA sexta-feira, 31/05/24 Membros do Sindafa-MG apresentarão artigos científicos na 8ª CNDA Conferência Nacional de Defesa Agropecuária propõe debater iniciativas de desenvolvimento da agropecuária mineira e ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo