Governador de MG entrega primeiro certificado de registro à queijaria artesanal da Serra do Ibitipoca
Em evento realizado na cidade de Juiz de Fora, na última quinta-feira, 15/07, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, entregou o primeiro certificado de queijaria produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA) da Serra do Ibitipoca. Essa localização foi reconhecida, em 2020, como a 8ª região fabricante da iguaria no Estado .
O registro, que é emitido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), foi concedido à propriedade Fazenda Guimarães de Lacerda, situada no município de Santa Bárbara do Monte Verde, que dista 60 quilômetros de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.
“Nós recebemos agora, a partir do nosso trabalho, de legalização da queijaria, do queijo artesanal da Serra do Ibitipoca, um certificado que nos dará a liberdade de realizar um melhor trabalho, e que nosso produto seja confiável para os consumidores, o que é fundamental”, comemora o produtor Antônio Henrique Lacerda.
Esse certificado de registro de estabelecimento atende aos preceitos de boas práticas agropecuárias e de fabricação. Posteriormente, pode-se solicitar o Selo Arte, que permitirá a comercialização legal do produto em nível nacional. Outras queijarias integrantes da microrregião também já iniciaram o processo de registro junto ao IMA.
Ainda participaram da celebração a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, e o coordenador regional de Juiz de Fora do Instituto Mineiro de Agropecuária, Rodrigo Carvalho Fernandes.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.