SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. Força-tarefa vistoria 225 granjas avícolas comerciais em Pará de Minas e região
segunda-feira, 21/08/17 15:06

Força-tarefa vistoria 225 granjas avícolas comerciais em Pará de Minas e região



Em mais uma etapa da força-tarefa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), médicos veterinários do órgão vistoriaram cerca de 225 granjas avícolas comerciais em Pará de Minas, na região Centro-Oeste. A cidade se destaca por concentrar o maior número de granjas avícolas do estado, possuindo aproximadamente 800 galpões, com um total de 14 milhões de aves alojadas.

Assim como aconteceu na primeira etapa, realizada em junho, o objetivo da ação preventiva é assegurar a sanidade dos animais, com o intuito de atestar, em cada um dos estabelecimentos, a adoção correta de medidas de biosseguridade exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como forma de prevenir o surgimento de focos de doenças avícolas, especialmente a influenza aviária.

De acordo com a coordenadora do IMA do Programa Estadual de Sanidade Avícola, a médica veterinária Izabella Hergot, as granjas têm até fevereiro de 2018 para se adequarem às medidas de biossegurança impostas pelo MAPA.

Entre as medidas exigidas pelo Ministério estão a distância mínima entre granjas comerciais e de reprodução; instalação de tela protetora que impeça a entrada de pássaros, animais domésticos, silvestres no interior do galpão; colocação de cerca de isolamento e o controle e desinfecção e registro do trânsito veículos e de pessoas no estabelecimento, entre outras.

A força-tarefa nas granjas da cidade foram pontuais devido a região não ter conseguido acompanhar as outras regiões do estado em relação ao registro de granjas. A médica veterinária e fiscal do IMA, Laura Canêdo, explica que foi realizado um levantamento da real situação frente aos registros, bem como orientações aos produtores. “Informamos a importância da adoção das medidas de biosseguridade, da efetivação do registro e das adequações nas granjas, além da solução para documentação pendente. A força-tarefa foi exclusivamente educativa. A operação se deu em duas semanas de trabalho intenso em que os produtores tiveram a oportunidade de receberem orientações durante as vistorias. ”

Minas Gerais se destaca no cenário nacional por ser o maior exportador de ovos de consumo, respondendo por 40% das vendas externados do produto no ano passado, segundo a Associação Brasileiro dos Produtos de Proteína Animal (ABPA).

 

Com informações da Agência Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 segunda-feira, 06/05/24 Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 Encontro será realizado de forma on-line a partir das 17h30 O Sindicato dos Fiscais ...
Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais quarta-feira, 01/05/24 Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais Celebrar a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida, assim ...
Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais sábado, 27/04/24 Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais No último sábado do mês de abril, organizações de médicos-veterinários do mundo inteiro celebram ...
Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência sexta-feira, 26/04/24 Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência A Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo