SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. Minas Gerais: 16 anos sem registro de peste suína clássica no seu rebanho
sexta-feira, 27/01/17 07:51

Minas Gerais: 16 anos sem registro de peste suína clássica no seu rebanho

Sindafa-MG

Neste mês, Minas Gerais completa 16 anos sem registrar nenhum caso de peste suína clássica (PSC) no seu rebanho. Desde 16 de janeiro de 2001 o estado é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como área livre de PSC.

Essa marca só foi possível ser alcançada graças ao trabalho desenvolvido, principalmente, pelos fiscais agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e as diversas ações de defesa sanitária realizada pelo órgão nos últimos anos.

“Estamos caminhando para duas décadas sem registro de PSC no estado, o que indica o acerto das ações empreendidas pelo IMA e, também, a evolução da suinocultura mineira, especialmente em relação à qualidade dos produtos”, destaca Marcílio de Sousa Magalhães, diretor-geral do órgão.

Uma das ações do Instituto é o acompanhamento junto aos produtores e granjas a implementação de procedimentos relacionados a um sistema de vigilância permanente da doença no estado. Segundo o gerente de Defesa Animal do IMA, Guilherme Costa Negro Dias, é realizado um controle do trânsito desses animais e a coleta periódica de soro de suínos reprodutores em frigoríficos, com o objetivo de identificar possíveis existência do vírus.

Desde o ano passado, o IMA determinou a obrigatoriedade das granjas adotarem o boletim sanitário, documento que acompanha os lotes de suínos enviados aos frigoríficos de abate sob inspeção do Instituto. ““As informações do boletim são importantes não só para atestar a sanidade dos animais, mas para deixar em alerta os profissionais que fazem a inspeção do abate de suínos nos frigoríficos”, conta Guilherme Dias.

Em novembro e dezembro de 2016, foi realizada uma ação preventiva com a coleta de soro de suínos em criatórios de subsistência, com o intuito de atestar a inexistência da circulação do vírus da Peste Suína Clássica em Minas Gerais.

Mercado

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2016 a suinocultura mineira exportou US$ 39,7 milhões, registrando um crescimento de 46% em comparação com o ano anterior, quando foi contabilizado US$ 27,2 milhões em vendas externas.

O estado tem o quarto maior rebanho de suínos do país, com aproximadamente 5 milhões de cabeças, o equivalente a 12,5% do plantel brasileiro, segundo o IBGE.

 

Com informações da Agência Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do IMA contribuem para alta de 17% nas exportações do agronegócio mineiro sexta-feira, 22/08/25 Fiscais do IMA contribuem para alta de 17% nas exportações do agronegócio mineiro Trabalho realizado na fiscalização garante credibilidade e abre portas para o mercado nacional e ...
Manifestação de apoio: Sindafa-MG apoia a luta do Sindsema por valorização quinta-feira, 21/08/25 Manifestação de apoio: Sindafa-MG apoia a luta do Sindsema por valorização A Diretoria-Executiva do Sindafa-MG manifesta total apoio a toda a categoria de servidores públicos ...
Sindafa-MG parabeniza filiados pelo Dia dos Pais domingo, 10/08/25 Sindafa-MG parabeniza filiados pelo Dia dos Pais Neste Dia dos Pais, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de ...
Visita técnica a frigorífico em Luz destaca importância da inspeção sanitária de carnes quinta-feira, 07/08/25 Visita técnica a frigorífico em Luz destaca importância da inspeção sanitária de carnes Alunos de medicina-veterinária entendem na prática o funcionamento da fiscalização agropecuária, e da educação ...