IMA promove treinamento para emissão de Guia de Transporte Animal
No dia 06 de outubro, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), por meio do Programa Estadual de Sanidade Suídea da Gerência de Defesa Sanitária Animal, promoveu um treinamento, em Belo Horizonte, para 10 médicos veterinários para habilitação em emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA).
Com o treinamento, fica faltando apenas o parecer do Ministério da Agricultura para os profissionais se tornarem aptos a emitir o documento. A Guia de Transporte é exigido dentro e fora do estado. Dos 10 médicos veterinários que participaram do treinamento, sete atuam em Granjas de Reprodutores Suídeos Certificados (GRSC) e outros três em granjas comerciais.
Um dos profissionais que participou do encontro foi Marcílio César do Santos, que atua como representante comercial de produtos de origem animal em Pará de Minas. Para ele, a emissão da GTA “protege as indústrias agropecuárias de uma maneira abrangente, contribuindo com a saúde pública”. Outra que participou do treinamento foi a professora da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, Ana Teresa Péret, que pretende repassar aos seus alunos o conhecimento adquirido. “Com o treinamento, tenho a oportunidade de saber um pouco mais sobre a fiscalização e defesa sanitária animal.”
O trabalho conjunto do IMA com a iniciativa privada resulta em inúmeros benefícios para o estado, com retorno econômico e técnico para a cadeia produtiva da suinocultura, que em Minas Gerais, de acordo com o IMA, tem um plantel de 3,2 milhões de suínos em 1,2 mil granjas, sendo 32 granjas de GRSC, com o estado ocupando o primeiro lugar em exportação de genética para o mercado nacional.
Informações e foto da Agência Minas Gerais