Missão do MAPA à Ásia mostra que segurança sanitária do Brasil é uma das melhores do mundo
Em missão à Ásia desde o início do mês de setembro, os membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) têm mostrado aos sete países visitados no continente a alta qualidade dos produtos brasileiros. De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária, Luiz Eduardo Pacifici Rangel, um dos integrantes da comitiva na missão, isso revela que a segurança sanitária do Brasil é uma das melhores do mundo.
De acordo com Luiz Rangel, a visita do ministro Blairo Maggi aos países asiáticos, juntamente com os secretários, serve para mostrar que, do ponto de vista técnico, o Brasil não deixa a desejar a nenhum outro país em relação à segurança sanitária e à qualidade dos produtos agropecuários. “O reconhecimento do status sanitário do Brasil é grande e ninguém questiona os produtos brasileiros.”
O secretário de Defesa Agropecuária destacou que os problemas de ordem sanitária raramente são motivos para impedimentos nas negociações internacionais. Segundo Rangel, as dificuldades estão nas questões protocolares que devem ser ajustadas, e que o MAPA “atribui isso à questão de comunicação, mas que está sendo gerenciada tanto pela nossa Secretaria de Relações Internacionais quanto pelo Itamaraty”.
A Missão do MAPA teve início no dia 06 de setembro, logo após a Cúpula do G20, com o objetivo de percorrer por 20 dias a China, Coreia do Sul, Tailândia, Myanmar, Vietnã e Índia.
Segundo informações do próprio Ministério, somente a viagem a cinco cidades da China e a Seul, na Coreia do Sul, gerou aproximadamente US$ 50 milhões em negócios nos setores de carnes, café, grãos e madeiras, e abriu caminho para investimentos no Brasil nos setores da agroindústria, infraestrutura e logística.
Além do Ministro Blairo Maggi e do secretário de Defesa Agropecuária, Luiz Rangel, participam da missão o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, e um grupo de empresários brasileiros do setor agrícola.
Com informações do MAPA